domingo, 18 de dezembro de 2016

DICAS PARA INICIANTES NA PILOTAGEM DE MOTOS

1- Regular antecipadamente o guidão da motocicleta para o seu conforto e facilitar o domínio da motocicleta
2- Usar roupa adequada e colorida, um capacete com a numeração ideal para sua cabeça  fechando a cinta por baixo do queixo e um belo par de botas
3- Sentar ou montar no motocicleta ou motoneta regular os retrovisores para sua visibilidade traseira
4- Mantenha as luzes acessas para ser visto e evitar acidentes
5- confira se a motocicleta está na posição  NEUTRA ( ponto morto, sem marcha acionada)) que é indicado por uma luz verde  no painel e com o "macaco" (descanso lateral) recolhido.
6- Mantenha o pé esquerdo apoiado ao solo, ligue a chave de ignição e dê a partida ( pedal ou botão da partida elétrica ) em seguida ligue  a chave de seta.
7-  Agora,acompanhado de uma pessoa experiente na garupa e em uma área privada, aperte a embreagem (manete com a mão esquerda) coloque com o pé esquerdo a primeira marcha e gradativamente vai soltando a embreagem e ao mesmo tempo  acelerando coma mão direita até a moto se deslocar para a frente.
8- Sempre sinalize a sua direção
9- Mantenha-se calmo, atencioso e procure frear a motocicleta com 70% de frenagem na dianteira e 30% de frenagem na traseira quando entender necessário. ( a frenagem é feita em conjunto com a embreagem e os freios)
  
   O resto é praticar...praticar...praticar e praticar.Todos os dias ao longo de sua vida estará aprendendo.
Nada disso será útil se nunca montou uma bicicleta

 




OBS.:  É MAIS FÁCIL INICIAR SEUS PRIMEIROS PASSOS  PARA APRENDER A PILOTAR UMA MOTO, USANDO UM SCOOTER OU MOTOCICLETAS SEMI AUTOMÁTICA (SEM MANETE DE EMBREAGEM) E, DEPOIS DE ALGUM TEMPO,QUANDO SE ACHAR SEGURO, VOCE PASSA A PILOTAR UMA MOTOCICLETA COM EMBREAGEM MANUAL.