sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

MICHIO SUZUKI !


Em uma aldeia chamada HAMAMATSU no Japão um pequeno grupo de engenheiros dedicados a projeto de maquina de tercelagem ali se estabeleceram.Apos 30 anos ,resolveram diversificar seus negócios e em 1937 começaram a produzir automóveis que foi interrompindos pela chegada da segunda guerra mundial.Em 1952 lançaram uma bicicleta motorirazada chamada de Power free com a idéia de ser um transporte barato e de simples construção,com um motor dois tempos e com 36cc deram nascimento a SUZUKI MOTOR CORPORATION.Em seguida a empresa criou um pequeno automóvel chamado SUZULIGHT,motor dois tempos,tração dianteira,dando início aos Compactos no Japão.
Tornou-se uma companhia mundial que cria e distribui seus produtos em mais de 190 nações e hoje a marca SUZUKI está ganhando mercado e populazando com a linha de motos 125cc até as mais altas cilindradas.Uma das mais famosas é a HAYABUSA,considerada a moto mais veloz do mundo fabricada em serie.

SOICHIRO HONDA !


A HONDA sempre foi apaixonada em fabricar os melhores motores.Dedicou-se,tambem,em fabricar hélices para os famosos aviões da mitsubish-Zero que infernizou a vida dos americanos que lutavam no pacífico.
Soichiro Honda venceu quase todos os campeonatos que participou,tanto em motos como em automoveis,obtendo na formula 1 cinco campeonatos consecutivos e a impressionante marca de ter vencido 15 das 16 corridas de um temporada.
A HONDA salvou ainda a inglesaLAN ROVER da falência e quase quebrou a yamaha por ter desafiado.
O maior record de patente automobilisticas em um unico ano foi da Honda;o primeiro motor de popa de 9,9cc,quatro tempos foi da Honda;a primeira moto com partida eletrida foi da Honda;o motor 125cc com quatro valvulas por cilindro que permitiu obter o maior giro(rpm);o melhor controle de emissão de poluentes e o primeiro a ser homologado pelo governo americano; o primeiro triciclo para todo tipo de terreno,etc,etc.
Na HONDA todos os funcionários,ou sejam,engenheiros,diretores e operários vestem as mesmas roupas.

(Baseado no texto escrito por Luis Sucupira Neto)

ALGUNS MOTIVOS QUE JUSTIFICAM TER UMA MOTO

-PELA SENSAÇÃO DE LIBERDADE
-FICAR LOMBRADO SEM USAR DROGAS
-POR NÃO PEGAR ENGARRAFAMENTO
-POR SER O CENTRO DAS ATENÇÕES
-PORQUE AS MULHERES AMAM
-POR TER "ar" REFRIGERADO NATURAL
-PORQUE GASTO POUCO COMBUSTÍVEL E RODO BASTANTE
-PORQUE RODO BASTANTE E GASTO POUCO COMBUSTÍVEL
-PORQUE NÃO COMBINA COM BEBIDA ALCOOLICA
-PROPORCIONA CONHECER NOVOS LUGARES E NOVOS AMIGOS
-PORQUE FAZ A GENTE ENXERGAR COM O OLHO DO CORAÇÃO
-POR FICAR MOLHADO E FELIZ
-PORQUE ECONOMIZA PENEUS
-PORQUE NÃO PRECISA ABRIR AS PORTAS
-PORQUE LHE TRANSFORMA EM MECANICO E NÃO COBRA NADA
-PORQUE EVITA DAR CARONA A SOGRA
-PORQUE É FÁCIL DE GUARDAR
-PORQUE SÓ ELA LHE ENTENDE E CURA SEU STRESS
-POR FAZER VOCE ANDAR SEMPRE EQUILIBRADO
(Dario Matos)

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

ERRO DE PROJETO NA Injeção Eletrônica!




Um especialista em Injeção Eletrônica descobriu,recentemente,um ERRO no projeto da injeção eletrônica das motos V-Strom e Boulivard 800,ou seja, o sensor MAP (Manifold Air Presure) tem a mangueira de vacuo ligado somente no TBI (corpo de borboleta) do cilindro dianteiro.No cilindro traseiro não tem mangueira de vacuo ligado no TBI e sim uma tampa.

Quais os problemas que irão ocorrer?

- A moto morre na lenta

- Tem buraco de aceleração

- Alto consumo

- Instabilidade na marcha lenta

- Falta fôrça em retomadas de baixo giro

-Aparece uma entrada de AR falsa no TBI (corpo de borboleta) prejudicando a mistura e funcionamento



- Quando elas apagam em lenta,outro "PEPINO" ,acontece um contratempo do pistão que alcança a valvula de admissão aberta voltando o AR admitido pelo TBI,portanto,cospe fora a tampinha de borracha da tomada do vacuo.



- No cilindro dianteiro ,a E.C.U (central de comando) coloca uma quantidade correta de combustível mas no cilindro traseiro a ECU coloca uma quantidade incorreta
SOLUÇÂO
Corta a mangueira existente ao meio e coloca um "T" conecta o pedaço que sobrou para o TBI do cilindro dianteiro e a nova mangueira para o TBI do cilindro traseiro.Para melhorar acerte a mistura com o reprogramador para SUZUKI, de preferencia com um analisador de mistura na sonda lambida da moto.Agora sua moto vai economizar combustivel e funcionar melhor, garante o especialista da powerchip que ministra cursos pelo Brasil.
OUTRA CURIOSIDADE!
Atualmente algumas BOULIVARD 8OO estão dando problema no regulador /retificador que neste caso a solução existe na GR MOTOS em Poços de caldas (recondiciona e melhora),o outro problema é no SENSOR MAP pois a Senhora suzuki só vende o corpo de aceleração completo e custa mais de R$ 2.000,00 (dois mil reais).A YAMAHA,tambem,só vende o corpo de aceleração completo,pelo menos as motos não anda dando defeito por erro dos engenheiros!!