sábado, 23 de setembro de 2017

CURIOSIDADE NO MUNDO DAS HALEYs

Aqui, no Brasil,por enquanto, infelizmente, só há um único mapa padronizado para a gasolina nacional (e com a mistura muito pobre, diga-se de passagem) que é usado em todas as motos originais sem modificação no motor. Nas concessionárias, pelo menos no meu caso, foi dito que a injeção seria recalibrada, mas na prática apenas ajustaram a marcha lenta e mais nada, muito diferente do que existe lá fora que faz parte do kit um mapa totalmente novo, com o limite de rotação alterado de 5800rpm para 6200rpm e um comportamento mais “racing”. Quando se altera o filtro de ar e o escapamento, há muito mais ar entrando e saindo do motor por isso a necessidade de se enriquecer a mistura para obter consequentemente uma maior potência dentro desse novo cenário. Não mexer na injeção, nesse caso, resulta no empobrecimento da mistura já que o motor recebe mais ar do que antes enquanto o injetor permanece com a mesma vazão anterior, PIORANDO o desempenho ao invés de melhorar. Caramba! Comprei um kit caro que PIOROU a moto!
 COLETANDO MAIS INFORMAÇÕES AINDA TEMOS,,,,,
os motores TC 88 e TC 96 esquentam muito por conta da mistura pobre fornecida pela injeção para diminuir a emissão de gases poluentes.

A mistura pobre faz com que a potência não utilizada pelo motor acabe se dissipando na forma de calor.

Algumas providências podem ser tomadas e todas elas relacionadas com a mistura ar/combustível.

De cara posso te dizer que a moto vai melhorar um pouco após a primeira revisão. A autorizada melhora o mapa da injeção e a moto fica mais solta, esquenta menos (pouca coisa) e tem uma melhora no consumo.

Outra providência é usar um dos acessórios que existem no mercado para enganar a injeção e fazê-la enriquecer a mistura mesmo com o mapa original. Acessórios como o Race Fueller da HD, Xieds, FuelPak da V&H, Cobra e Power Commander da Dynojet alteram os sinais enviados pelos sensores para que a resposta da injeção seja modificada.

Outro acessório é o SERT da HD e o Master Tune que são interfaces para que a ECU da injeção seja reprogramada conforme as necessidades.

E por último você tem o Thunder Max que é uma nova ECU totalmente reprogramável, com mais recursos que as interfaces acima.

O SERT, o Master Tune e o Thunder Max são soluções completas que permitem reprogramar completamente a injeção (o Thunder Max tem mais opções).

Nenhum comentário:

Postar um comentário